Home » Seu Lar » Saúde » 2 benefícios das fibras na alimentação e onde encontrá-las

2 benefícios das fibras na alimentação e onde encontrá-las

As Fibras Alimentares ajudam muito nosso organismo em seu bom funcionamento, porém ainda há muita rejeição em relação ao consumo da mesma.

09/12/2008 19h35m. Atualizado em 30/04/2015 12h07m por:

 

Ainda há muita resistência ao consumo de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Graças à sua capacidade de se misturar à comida no processo de digestão e absorver água, elas tornam o bolo fecal mais fácil de ser eliminado. Incrementar a dieta com alimentos fibrosos é uma maneira de manter o organismo protegido contra muitos male.

1. Prevenção de problemas intestinais

As fibras são eficazes para combater a prisão de ventre, gases e até mesmo o câncer de cólon. Controle dos níveis de açúcar: a presença de fibras durante a digestão auxilia na liberação controlada da glicose, o que previne o aparecimento de distúrbios como o diabetes.

fibras alimentares

Tipos de fibras alimentares.

2. Aumento da saciedade

Ao entrar em contato com a água, as fibras incham e ganham volume no aparelho digestivo. Além disso, permanecem por mais tempo no estômago, retardando a vontade de comer. Redução do colesterol com alimentos anti-rugas: as fibras têm a capacidade de se ligar às moléculas de gordura, diminuindo sua absorção pelo corpo e evitando a formação de placas gordurosas que entopem as artérias.

3. O que comer que contenha fibras

Farelo de trigo, farinha de trigo integral, cereais matinais e grãos integrais. Vegetais e frutas maduras: beterraba, pêra, morangos, berinjela, maçã, pimentão, leguminosas, brócolis, banana, maçã e pepino. Cereais: aveia, cevada, milho e centeio. Leguminosas: feijões, ervilhas, couve-flor e cenoura.

A ingestão ideal pode ser obtida com cinco ou mais tipos de frutas e vegetais e seis tipos de grãos, entre cereais e leguminosas, em todas as refeições.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *