Nos últimos anos vem aumentando os casos de doenças cardiovasculares no Brasil, principalmente pela má alimentação e o sedentarismo em que tem vivido a população.
E um dos principais fatores que pode ajudar na prevenção destas doenças é o controle dos níveis de colesterol no sangue, principalmente o HDL, que é mais conhecido como o colesterol ruim ao nosso organismo.
Entendendo o colesterol LDL e HDL
O colesterol é uma substância gordurosa presente em nosso corpo, que ajuda no transporte das proteínas pela corrente sanguínea, mantendo assim nossas células funcionando constantemente.
Estas proteínas recebem o nome de lipoproteína, e são divididas em HDL e LDL:
1. Lipoproteína de alta-densidade – HDL: ela é a responsável pelo transporte do colesterol entre as artérias até a chegada nos rins, onde ele é eliminado. É considerado o colesterol bom ao coração;
2. Lipoproteína de baixa-densidade – LDL: responsável pelo transporte do colesterol entre os rins e os tecidos do corpo. Neste caso, se os níveis de LDL forem muito elevados, ocorre seu acúmulo dentro das células e artérias, o que causa doenças ao nosso organismo, tornando assim o LDL o colesterol ruim ao nosso coração.
Fatores de risco para doenças cardíacas
Ambos, o HDL e o LDL estão presentes em nossa corrente sanguínea, e sua medição é feita através de um exame de sangue, que deve ser solicitado por um médico cardiologista, principalmente se você possui alguns destes fatores de risco:
• Possui diabetes;
• Está acima do peso;
• Fuma;
• Tem pressão alta;
• Possui níveis de HDL baixos;
• Já sofreu infarto;
• Tem histórico de doenças cardíacas na família;
• É portador de doença cardíaca.
Como controlar os níveis de colesterol
Quem possui dois ou mais fatores de risco descritos acima, é considerado um paciente de alto risco de sofrer com doenças cardíacas, e por isso é importante seguir estas recomendações:
O primeiro passo é procurar orientações com um médico cardiologista, que irá realizar exames detalhados para avaliação cardíaca, e em casos de colesterol elevado, poderá receitar remédios adequados para diminuição destes níveis em seu sangue;
Consulte um nutricionista
Também é importante e indispensável passar com uma nutricionista, para uma mudança na alimentação, que irá ajudar na diminuição dos níveis de colesterol gradativamente;
Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos regulares, que deve ser encaminhada por um profissional de educação física ou a equipe de fisioterapeutas, que irão orientar quais sãos os exercícios mais indicados para cada pessoa.
Com estas dicas você vai conseguir manter seus níveis de colesterol sempre em baixa, e assim terá uma vida mais saudável para aproveitar com toda família.