
São os males caracterizados por desequilíbrio acentuado na alimentação, seja por privação de alimentos, seja por excesso deles. A incidência desses distúrbios de desordens alimentares aumentou nos últimos 50 anos, particularmente a privação de alimentos, em razão da valorização da magreza como ideal de beleza. Há dois tipos principais de desordem alimentar: a anorexia e a bulimia.
1. Anorexia
A anorexia nervosa começa usualmente na adolescência e atinge 20 vezes mais mulheres do que homens. A pessoa deixa deliberado de comer e costuma pesar no máximo 85% do peso considerado normal para sua altura, sexo. Na bulimia, o indivíduo come exageradamente e, depois, provoca o vômito, toma laxantes e diuréticos, passa longos períodos em jejum ou faz exercícios físicos em demasia.
2. Bulimia
A pessoa com bulimia não costuma ter o peso muito abaixo do normal, mas pode enfrentar complicações de saúde decorrente da carência de vitaminas e minerais.
Conheça:
– Alergias alimentares;
3. Ingestão compulsiva
Por sua vez, a ingestão compulsiva de comida também é uma desordem alimentar que pode ter origem psicológica e resultar em obesidade e suas complicações.