
Câncer de próstata e prevenção: apesar de informações, debates sobre o tema e campanhas, poucos homens acima de 45 anos, vão a um especialista para efetuarem o exame clínico de prevenção do câncer de próstata, eles até tem consciência da importância do diagnóstico precoce, mas ainda existe muito preconceito.
A próstata é onde vivem os espermatozóides,responsável pelo liquido seminal, ela pode apresentar três tipos de doenças: inflamação (prostatite), hiperplasia benigna e câncer, os sintomas das doenças mencionadas são parecidas, sendo assim existe a necessidade de serem detectadas rapidamente, para que se inicie um tratamento, possibilitando que o paciente seja curado. Porque quanto mais tempo passar, as chances de cura diminuem.
Exame fisico de toque retal
O toque retal ainda continua sendo o mais eficiente, mesmo com a evolução médica nos dias atuais.
Além do toque retal, temos os exames de laboratório que são: dosagem de PSA e o TR realizados em conjunto, tem também a ultrassonografia trans-retal. Caso o PSA venha alterado a indicação é a biópsia da próstata, ela poderá confirmar ou descartar o câncer de próstata. Sendo que o exame de PSA não substitui o exame de toque retal realizado pelo urologista.
Uma alta dosagem de PSA não significa um diagnóstico de câncer, o PSA pode sofrer alterações se a pessoa estiver tomando alguns medicamentos, com a idade, com atividade física, outra coisa que pode alterá-la é uma hiperplasia prostática benigna ou uma infecção urinária.
A prevenção é o melhor remédio. Após os 45 anos , os homens devem fazer os exames preventivos de próstata, deixando de lado qualquer tipo de constrangimento, não se brinca com a saúde.