O ferro de passar roupa é um objeto que facilita muito nossa vida, nos ajudando na difícil tarefa de manter as roupas bem alinhadas para todos os momentos. E toda esta preocupação em manter as roupas sempre em ordem é bem antiga, pois há relatos de modelos de ferro de passar sendo usados a partir do século IV, onde eram usados óleo ou carvão para aquecer a superfície de metal do ferro.
Posteriormente o ferro de passar se tornou elétrico, mas sua função de alisar e tirar rugas das roupas sempre foi um ponto alto na vida das pessoas.
Tipos de ferro de passar roupa
Hoje em dia este ferro de passar é mais leve, bem prático de ser usado e vendido para o consumidor em várias marcas, como Arno, Black&Decker e Phillips Wallita. Quanto aos tipos existentes no mercado podemos destacar:
- Ferro de passar a seco: um modelo mais simples, e dá conta do serviço para todo tipo de roupa;
- Ferro de passar a vapor: possui um recipiente aonde vai água, e está água ajuda a desenrugar as rugas das roupas com mais facilidade;
- Ferro de passar roupa sem fio: é ideal para passar as roupas ainda no cabide, agilizando seu tempo;
- Ferro de viagem: um modelo compacto e portátil, que é muito usado durante viagens, mas que não deve ser usado para a rotina diária de uma casa;
- Ferro de passar com gerador de vapor: um modelo usado em lavanderias profissionais, e que funciona com uma caldeira de vapor acoplada ao ferro.
A Superfície
Outro ponto importante sobre o ferro de passar é sua superfície, que fica em contato com as roupas. Atualmente ela é feita de um material antiaderente, que consegue evitar o acumulo de sujeira e também que o ferro grude nas roupas na hora de passar.
Existem diversos tipos de ferro de passar sendo vendido no mercado, porém o modelo a seco já é mais difícil de ser encontrado nas lojas, apesar de ainda ser muito usado por consumidores em todo país.
Aprendeu um pouco mais sobre os modelos de ferro de passar roupa? Possui alguma dica para ajudar na escolha? Comente!