Ar-Condicionado: Como evitar problemas e fazer uma manutenção correta

O ar condicionado para ser bem aproveitado tem que estar limpo, além de beneficiar a saude vai economizar energia.

 
 

Calor combina com ar-condicionado, mas é fundamental que seja feita a limpeza, evitando que as bactérias alojadas no equipamento se espalhem pelo ambiente e prejudique a saúde das pessoas. Uma das conseqüências da falta de manutenção do aparelho é o aumento dos sintomas da rinite alérgica.

Ar-Condicionado2

Duto de um ar condicionado sujo

Problemas do ar condicionado à saúde

Outro agravante do ar condicionado  é o ressecamento nasal, provocado pelo tempo seco, ambientes fechados e ar muito fresco. Um estudo mostrou que 60% das pessoas que trabalham em ambientes com má qualidade do ar sofrem com o ressecamento da mucosa nasal, com ou sem sangramento, a piora dos sintomas da rinite ou da asma, congestão nasal, olhos lacrimejando, rouquidão, tontura e fadigas, entre outros males.

Ar-Condicionado1

A limpeza do ar condicionado é de extrema importância

Prevenção e manutenção do ar condicionado

Para se prevenir, a manutenção do ar-condicionado deve ser feita, no mínimo, uma vez ao ano e a limpeza dos filtros, a cada 15 dias. A umidade relativa do ar deve ser reduzida para 50%, se possível. A limpeza dos ambientes devem ser feitos com aspiradores de pó com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air Filter) ou equivalente. Nas superfícies, use pano úmido. Cortinas de tecido exigem lavagens com água entre 55 e 60°C.

Ar-Condicionado3

Prevenção é o melhor remédio

Limpeza do ambiente com ar condicionado

Remova carpetes e use pisos que possam ser limpos com pano úmido, e troque estofados de tecido pelos de couro ou vinil. Umidificadores de ambiente são bem-vindos. Aprenda como fazer com que seu  ar condicionado. E não deixe de beber bastante líquido e hidrate a mucosa nasal com soro fisiológico, na forma líquida ou em gel.

Aprendeu os cuidados necessários com o ar condicionado?

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>