Ponto Cruz iniciantes 1

As técnicas de bordado em ponto cruz são formas de modelar um desenho em um pano com superfície especial e linhas apropriadas, e que depois de pronto dão vida para aquela peça de pano, que até então era lisa e sem muitos detalhes.

Estes desenhos são feitos pelas pessoas muitas vezes como uma forma de passatempo, mas também podem ser usados como uma forma de ganhar uma renda extra no final do mês, através da venda de panos de prato, toalhas de rosto e de corpo, fraldas e roupinhas para o bebê em ponto cruz, entre outros modelos, com a utilização do bordado em ponto cruz.

Como fazer ponto cruz

Para você que deseja começar a bordar em ponto cruz, o primeiro passo é a compra do tecido. Existem alguns tipos de tecidos usados especialmente para o bordado em ponto cruz, mas os mais comuns são o étamine e o cânhamo, que podem ser de várias cores e tamanhos.

Ponto Cruz iniciantes étamine

Tecido do Ponto Cruz:

Algumas toalhas já bem com a borda feita deste material, para que você possa bordar o desenho escolhido naquele espaço. Já outros tecidos são inteiros e você pode usar para elaborar desenhos maiores, como um quadro ou uma toalha de mesa.

E para começar é recomendada a étamine na cor branca, para que você conheça melhor a superfície do tecido, que é composta por pequenos quadradinhos onde será colocada a linha para montar seu desenho.

Ponto Cruz iniciantes agulha

Agulha:

Depois você precisa da agulha certa para bordar. O recomendado é comprar agulha própria para ponto cruz, pois elas têm a ponta arredondada e você não terá o risco de se espetar quando for bordar. Compre a agulha 22 para trabalhar com étamine.

Ponto Cruz iniciantes linhas

Linha:

Para escolha da linha para bordar de preferência a linha Anchor, que pode ser comprada em rolos ou em tamanhos menores com 8 metros. Estas linhas são compostas por 4 fios, que podem ser abertos para quando você começar a bordar.

As linhas também seguem uma numeração conforme a cor utilizada, o que facilita muito na hora da compra e da escolha do modelo para confecção.

Ponto Cruz iniciantes 2

Modelo dos desenhos:

Depois basta escolher um lindo desenho para começar a bordar. Seguem no artigo alguns modelos para lhe ajudar na escolha.

Ponto Cruz iniciantes 3

Ponto Cruz iniciantes 5

Ponto Cruz iniciantes 6

Ponto Cruz iniciantes 7

Ponto Cruz iniciantes 8

Ponto Cruz iniciantes 9

Bordando:

E para começar a bordar você deve achar o centro do tecido, que será onde você colocará seu desenho. Para isso dobre o tecido ao meio, e depois na vertical. Irá se formar uma marca em forma de cruz, que marcará o centro do tecido e o local onde você começará a bordar.

Depois acompanhe a figura escolhida e comece a bordar da seguinte forma.

1. Coloque a linha na agulha e depois estique, para se formarem duas pontas;

2. Não de nó no final, o ponto cruz para iniciantes não utiliza nó;

3. Aponte sempre a agulha para sua direção, e mantenha-a sempre na posição vertical;

4. Coloque a agulha da parte de trás da étamine para a parte da frente, e deixe uma pontinha de mais ou menos 4 quadradinhos, para dar o arremate inicial e prender a linha;

5. Depois passe a agulha de cima para baixo, formando uma carreira, e prendendo a ponta da linha que esta por baixo;

6. Faça uma carreira de ida, e depois uma de volta, para que seja formada a cruz;

7. Feito isso seu desenho ficará uniforme, e depois quando precisar mudar de cor basta passar a agulha por dentro de uma carreira de 4 quadradinhos, e depois cortar a ponta no final.

Ponto Cruz iniciantes ilustração

Aos poucos você vai pegando o jeito e vendo que é fácil bordar em ponto cruz para iniciantes. E para lhe ajudar separamos um vídeo que contém todo o passo a passo de como bordar em ponto cruz:

Aula de ponto cruz:

Ponto Cruz do avesso:

Bordado com desfiadinho com ponto V de ponto cruz:

Aprendeu como bordar em ponto cruz? Comente!