
Apesar das teorias que pairam no inconsciente coletivo, nem todas as gorduras são tão nocivas. Entre os diversos tipos, característica e propriedades há as que se salvam e inclusive fazem bem à saúde. Conheça cada uma delas e saiba a diferença entre as boas e as más.
Saturada
Todas aquelas de origem animal. Pode ser encontrada na carne, leite, ovos, manteiga. Aparece em poucas fontes vegetais, como o óleo de palma do qual falamos. Em excesso é prejudicial, já que aumenta o mau colesterol e intensifica o risco de problemas cardiovasculares.
Insaturadas
É considerada uma espécie do bem. Se divide em 2 grupos: poliinsaturadas e monoinsaturadas. O primeiro é representado pelos óleos vegetais (canola, algodão, soja, girassol e oliva), onde ela se encontra liquida. O segundo é encontrado e nozes, castanhas, azeitonas, peixes e outros alimentos. Sua forma é mais densa. Ambas desempenham papéis importantes no corpo: lubrificam as articulações, melhoram o bom colesterol, auxiliam na circulação e têm participação na produção de hormônios.
Trans
Trata-se da insaturada modificada em laboratório para ganhar consistência mais firme. Por ser artificial, o organismo muitas vezes não a reconhece e conseqüentemente não a digere. Aí ela vai se acumulando na região abdominal, formando uma reserva de lipídios que só é utilizado em último caso. Esse acúmulo eleve significativamente o índice de colesterol ruim, facilitando a incidência de várias doenças.