Home » Arquitetura » Seu Lar » Bicarbonato para limpar Prata

Bicarbonato para limpar Prata

Aprenda como limpar prata usando o bicarbonato de sódio, o mesmo usado em diversas áreas de sua casa, como a cozinha. O bicarbonato de sódio trás facilidade.

15/04/2013 16h33m. Atualizado em 22/05/2013 23h43m por:

 

Bicarbonato para limpar Prata

O bicarbonato de sódio é usado desde a alimentação até a limpeza de objetos de prata. A prata é um dos minérios mais apreciados no mundo, e também um dos mais valiosos, e que é usado para produção de diversos utensílios, como joias e talheres.

Ela é um elemento químico que recebe a sigla Ag na tabela periódica, e que também é conhecida como argento. E a prata é o minério que possui a maior condutividade elétrica, sendo superior ao cobre e ao ouro.

E além de joias muito elegantes, a prata também é usada para produção de instrumentos musicais de sobro, cunhagem de moedas e medalhas, como uma das películas da fotografia, como fio das bobinas de autofalantes, na confecção de espelhos, na produção de circuitos elétricos, dentre outros locais.

Oxidação da prata

Embora os objetos e joias feitos com prata sejam muito elegantes, com o tempo eles acabam oxidando, ou seja, ficam escurecidos. Quando isso ocorre, o objeto de prata fica com uma mancha escura em algumas áreas, perdendo assim todo seu brilho.

Bicarbonato para limpar Prata 2

Limpar prata com Bicarbonato (foto: divulgação)

Este fenômeno ocorre por alguns fatores, como a exposição ao enxofre contido na atmosfera (gases poluentes), contato com o cloro e outras substâncias abrasivas de limpeza, contato com alguns alimentos (ovo, cebola, etc.), dentre outros. Até a forma de armazenar um objeto de prata pode lhe causar oxidação, principalmente quando são amontoados vários objetos, como joias de prata por cima das outras joias.

Limpar com bicarbonato

Quando esta oxidação ocorre, a prata fica com aquela aparência opaca e escura, e com isso é importante limpar a prata, para evitar danos maiores. E uma das formas para limpar objetos de prata aí na sua casa é com o uso de bicarbonato para limpar prata. Mas vale o alerta, esta solução também pode ocasionar algum dano em objetos de prata mais delicados, e em caso de dúvidas é melhor consultar um especialista em limpeza de joias e objetos de prata.

Materiais para limpar prata com Bicarbonato:

1. Um recipiente grande;
2. Papel alumínio;
3. 1 litro de água;
4. 3 colheres (sopa) de bicarbonato para limpar prata;
5. 3 colheres rasas (sopa) de sal de cozinha.

limpar prata

Limpar.

Procedimento para limpar a prata:

Forre o recipiente com papel alumínio. Depois acrescente a água, o bicarbonato e o sal.
Mexa toda a mistura, e depois mergulhe seus objetos de prata no bicarbonato por alguns segundos.
Aos poucos você verá que aquela aparência escurecida começa a desaparecer, e o brilho de seus objetos de prata volta a ser como antes.

Bicarbonato para limpar prata 3

Prata.

Depois é só enxaguar seus objetos com água corrente, secá-los bem e guardar em um local apropriado. Algumas lojas vendem caixas exclusivas para armazenamento de objetos de prata em sua casa.

Aprendeu como limpar prata com bicarbonato de sódio? Comente!

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>