Home » Seu Lar » O mundo em câmera lenta: Um efeito extraordinário

O mundo em câmera lenta: Um efeito extraordinário

Conheça um pouco mais sobre o mundo em câmera lenta, que está presente em filmes, em smartphones ultramodernos e até na visão de insetos.

13/01/2014 22h33m. Atualizado em 24/04/2015 16h21m por:

 

O mundo em câmera lenta 001

A visão é um de nossos cinco sentidos, que nos ajuda a captar a emissão da luz do ambiente, e assim definir a cor e a forma de cada objeto e de cada movimento presente ao nosso redor.

E o movimento é formado dentro de nosso cérebro a partir de uma enorme junção de imagens, que são captadas pelo nosso olho, e transmitidas ao cérebro em uma fração de segundos, que forma para nós toda beleza deste mundo que nos rodeia.

O efeito câmera lenta

Assim como em nossa visão, as imagens que vemos na tela do computador, ou mesmo em um filme de cinema são compostas por uma junção de imagens, ou quadros, que são agrupados entre sim, e depois exibidos em uma velocidade ideal para nosso olho captar o movimento.

Já no efeito de câmera lenta, o que é feito nesta cena é o atraso na exibição destes quadros, que assim passam muito mais devagar na tela, e com isso temos a sensação de que a imagem está se movendo bem devagarzinho, quase parando mesmo.

E isso podemos acompanhar em uma das cenas mais clássicas do cinema atual, que foi exibida no filme Matrix, aonde o personagem principal escapa de uma rajada de tiros movendo seu corpo lentamente em relação ao tempo.

O mundo em câmera lenta 002

O efeito de câmera lenta de Matriz

Novos celulares Samsung possuem o efeito câmera lenta

O efeito câmera lenta que foi utilizado no filme Matrix foi algo tão legal, que muitos outros filmes o imitaram repetidamente, e assim a câmera lenta se popularizou entre todos.

E agora até a multinacional Samsung está apostando nesta brincadeira divertida, e já disponibilizou o recurso em dois dos seus mais recentes smartphones, o Galaxy S4 e o Galaxy Note 3.

Ambos vem equipado com um software inteligente de imagens, que é capaz de fazer pequenos vídeos com o uso do efeito câmera lenta, e com isso seus usuários poderão usar e abusar deste recurso tão bacana, e que provavelmente vai se tornar um sucesso dentro das redes sociais.

O mundo em câmera lenta 004

Fazer o efeito de câmera lenta com celular

Insetos enxergam em câmera lenta

Outra novidade que foi descoberta recentemente foi que animais muito pequenos e com metabolismo acelerado, dentre eles insetos e aves, tem a capacidade de enxergar o mundo em câmera lenta.

Este estudo ainda é recente, e indica que, uma mosca, por exemplo, percebe a emissão da luz refletida dos objetos de forma mais rápida que nossa visão, e com isso ela interpreta o estimulo visual quatro vezes mais rápido que o ser humano, e com isso ela tem a percepção do tempo muito mais rapidamente.

O mundo em câmera lenta 003

Insetos enxergam em câmera lenta

Isso pode explicar como é difícil dar um tapa em uma mosca, já que ela vê o movimento de nossa mão bem mais rápido do que o fazemos, e assim pode se desviar de nosso tapa facilmente.

Vídeo que mostram o mundo em câmera lenta

E para que você leitor possa ver um pouco mais sobre os efeitos da câmera lenta, separamos abaixo este vídeo que mostra um pouco de como são incríveis os movimentos ao nosso redor quando são vistos em câmera lenta:

Gostou de aprender um pouco mais do efeito de câmera lenta? Comente!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *