Home » Seu Lar » 12 maneiras de uso do vinagre para sua casa

12 maneiras de uso do vinagre para sua casa

Vejam as 12 principais utilidades do vinagre aí na sua casa, um produto que serve para preparo de alimentos e também para limpezas em geral.

30/03/2015 10h33m. Atualizado em 27/04/2015 14h29m por:

 

O vinagre é um composto muito utilizado na cozinha de casas e apartamentos, que serve para temperar saladas e também para eliminar germes e bactérias de saladas e verduras.

A palavra vinagre é um termo francês, que tem como significado vinho azedo. Já a composição química do vinagre é ácido acético, e sua produção é feita através de processos de fermentação, de forma semelhante ao vinho, porém em um processo em que o produto é exposto as bactérias do ácido acético, que oxidam o álcool e desta forma produzem o vinagre.

E além do uso do vinagre na culinária, ele também é um produto que pode se tornar um forte aliado na limpeza de sua casa, evitando assim a exposição aos produtos de limpeza industrializados, que muitas vezes causam irritações na pele, e não são indicados para quem tem alergias e problemas respiratórios.

Prata:

– Vinagre para limpar prata;

Utilizando o vinagre em casa

Por isso viemos lhes mostrar alguns dos usos do vinagre para sua casa, que incluem limpeza, remoção de manchas e odores, e muito mais:

Limpeza com vinagre

A seguir 3 dicas de limpeza com vinagre!

1. Gordura

O vinagre pode ser usado para limpeza e remoção de gordura em diversas superfícies, como a pia, a bancada, o fogão, a geladeira e eletrodomésticos em geral, e também remoção do limo em azulejos da cozinha e do banheiro.

1-uso do vinagre em casa

Para isso limpe bem a superfície com um pano, depois prepare uma mistura com ½ copo de vinagre e ½ copo com água, coloque em um borrifador e aplique no local. Em seguida remova a mistura com papel toalha ou pano, e toda gordura e sujeira irão sair com facilidade.

2. Janelas e espelhos

Para janelas e espelhos utilize uma mistura de 100 ml de vinagre em ½ balde de água. Aplique a mistura com um pano nas janelas, para remoção da sujeira mais grossa, e em seguida utilize um jornal para remoção da umidade, de modo a secar o vidro por completo. Acrescente uma pitada de sal para limpeza de superfícies metálicas.

10-uso do vinagre em casa

3. Pisos cerâmicas

Já para limpeza de pisos e cerâmicas utilize 235 ml de vinagre (xícara de chá) em cada 3,5 litros de água. Aplique nos pisos para limpar todo ambiente, esterilizando e lustrando ao mesmo tempo.

9-uso do vinagre em casa

Removendo manchas com vinagre

O vinagre também é eficaz para remoção de manchas em roupas, como respingos de ketchup, chocolate, vinho ou geléia. Para isso basta aplicar um pouco de vinagre na região afetada com um pano macio, esfregar bem e em seguida lavar a roupa da maneira tradicional, na máquina de lavar ou no tanque.

8-uso do vinagre em casa

1. Carpetes

Em carpetes a mistura pode ser feita com 5 ml de vinagre, 5 ml de detergente líquido (colher de chá) e 235 ml de água morna (xícara de chá). Borrife a mistura na área manchada, deixe-a agir por dois minutos, e em seguida seque a área com um pano ou esponja úmida.

3-uso do vinagre em casa

2. Vaso sanitário

A mesma fórmula pode ser borrifada no vaso sanitário, e depois esfregada com escova apropriada para limpeza, eliminando assim as manchas.

Beleza:

– 3 dicas de beleza com vinagre;

Eliminar cheiros e odores indesejáveis com vinagre

O vinagre também é eficaz para remover cheiros e odores indesejáveis, como urina de animais de estimação, cheiro de alho, odores de potes, mal cheiro dos ambientes, etc.

Para remover odores desagradáveis dos ambientes, despeje um pouco de vinagre em uma tigela, e deixe-a durante a noite no local. Retire a tigela de manhã e o cheiro terá desaparecido.

7-uso do vinagre em casa

Despeje uma xícara de chá de vinagre (de preferência branco) na pia ou no cesto de lixo, espere uma hora e depois enxágue, e o local ficará livre do mau cheiro e também de bactérias e germes.

Utilize também uma mistura de água e vinagre, na proporção de 1 para 1, para remover o cheiro desagradável de alho, peixe e outros, em recipientes e potes. Depois é só enxaguar para retirar o vinagre e o cheiro será anulado.

2-uso do vinagre em casa

Remova também o cheiro de urina de animais de estimação com vinagre, despejando vinagre no local, e depois lavando com água e detergente neutro.

7 dicas especiais sobre o uso do vinagre

1. A primeira dica é que vocês podem usar qualquer tipo de vinagre para limpeza, mas o vinagre de maça é o produto mais orgânico em relação aos demais.

2. Outra dica sobre o vinagre é testá-lo antes do uso, e isto pode ser feito aplicando apenas um pouco do vinagre na superfície que será limpa, evitando assim que ele cause danos nos locais onde for usado.

4-uso do vinagre em casa

3. Não aplique o vinagre em superfícies com verniz, cera ou em casos aonde o fabricante do produto não recomenda o uso de produtos abrasivos, pois isto pode causar danos na superfície destes materiais.

4. Utilize luvas durante a aplicação do vinagre, pois sua exposição prolongada na pele pode causar alergia ou irritação em alguns casos.

5-uso do vinagre em casa

5. Para evitar mofo no banheiro, borrife vinagre nos azulejos, no box e nas cortinas (se forem de plástico) e com isso o ambiente ficará mais protegido contra mofo.

6. O vinagre também ajuda a manter longe as formigas em sua casa, e isto pode ser feito aplicando vinagre nas laterais da pia, e nos locais aonde elas costumam aparecer.

6-uso do vinagre em casa

7. E não se preocupe com o cheiro do vinagre, pois este desaparece em pouco tempo após seu uso.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.