Quem já não ouviu que diabete é uma doença silenciosa, principalmente a do tipo 2 que possui um avanço lento. Existem alguns sintomas que não podem passar despercebido, como : aumento da micção, principalmente no período noturno. Um aumento na ingestão de água, aumento do apetite, cansaço e desanimo, mesmo se alimentando bem ocorre perda de peso, visão turva, tendência maior a infecção.
Os pacientes que possui Diabetes do Tipo 1 necessita diariamente de injeção de insulina para manter a glicose no sangue em valores dentro do normal.
Para medição da glicose precisamos de um aparelho, chamado glicosímetro, com uma gotinha de sangue ele é capaz de mostrar o valor de glicose que se encontra nosso organismo.
No caso da insulina que é um dos medicamentos usados no tratamento da diabete, deve ser aplicada diretamente na camada de células de gordura, logo abaixo da pele. Sendo que os melhores lugares no corpo para a aplicar insulina são: barriga;coxa;braço;região da cintura;glúteo.
Na Diabetes Tipo 2, o tratamento vai depender do grau de necessidade de cada pessoa e conforme os casos, os seguintes medicamentos/técnicas são indicados.
Inibidores da alfaglicosidase: impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino.
Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células.
Glinidas: agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
Outros acometimentos de saúde estão relacionados ao diabete , como: obesidade, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídios elevados e hipertensão. Necessário ter acompanhamento para tratar dessas outras doenças que aparecem junto com a diabete.