Hoje em dia morar em um apartamento deixou de ser apenas um sonho distante e já está se tornando uma realidade muito presente nas grandes cidades, já que o número de prédios vem aumentando a cada ano para acomodar mais e mais pessoas perto de seus empregos.
E para quem opta por morar em apartamentos é necessário o pagamento de uma taxa mensal, chamada de taxa de condomínio, que é uma despesa mensal paga por todos os moradores do prédio para pagamento de gastos em comum, como luzes nos corredores, pagamento de funcionários, etc.
– Vale a pena comprar terreno em condomínio fechado?
A taxa de condomínio, bem como outras taxas e impostos devem sempre ser pagas em dia, para que não só o morador daquele imóvel, mas todos os moradores do prédio possam ter benefícios em longo prazo.
O que acontece ao não pagar o condomínio?
E quando o condômino não paga suas taxas de condomínio, cabe ao síndico em um primeiro momento abrir um canal de diálogo com o morador do apartamento para que a situação seja regularizada o quanto antes.
Diálogo é fundamental para resolver o problema de pagamento do condomínio.
Se caso o diálogo não funcionar, e a dívida continuar pendente, daí o síndico deverá levar a dívida de condomínio para justiça, para que o pagamento seja realizado e a dívida quitada.
Posso perder meu apartamento se a dívida não for paga?
Conforme o tempo de inadimplência, a justiça poderá tomar duas decisões para pagamento desta dívida. A primeira é a penhora dos bens do morador, para que a dívida de condomínio seja paga de acordo com o valor devido.
Já a outra decisão que a justiça pode tomar para quitação da dívida de condomínio é levar o apartamento a leilão, mesmo que seja o único imóvel do morador ou da família.
Aprenda: O que é um distrato de apartamento;
Vale lembrar que o não pagamento do IPTU do apartamento também pode ocasionar a perda do imóvel, da mesma maneira que o não pagamento das taxas de condomínio.
Caso a dívida de condomínio não seja paga, a solução é recorrer a justiça.
O que fazer para evitar a perda do apartamento
O que o morador do apartamento pode fazer é pedir um parcelamento da dívida ativa, que vai lhe ajudar a quitar todo o valor devido, evitando assim que seu imóvel vá a leilão.
E claro que em todos os casos o primeiro passo deve ser o diálogo, que é parte fundamental para evitar dores de cabeça com esta questão de dívidas ativas, e que pode resolver boa parte dos problemas de inadimplências.