Home » Seu Lar » Saúde » 4 pontos importantes sobre o Alcoolismo e sua ação

4 pontos importantes sobre o Alcoolismo e sua ação

O alcoolismo é uma das doenças crônicas de longa duração consideradas pela Organização Mundial de Saúde. O alcoolismo se dá pelo consumo em excesso das bebidas alcoólicas em geral.

10/03/2011 17h50m. Atualizado em 09/03/2015 19h37m por:

 

Uma das doenças crônicas de longa duração consideradas pela OMS, é o alcoolismo ou a dependência do álcool. O alcoolismo se dá pelo consumo em excesso das bebidas alcoólicas em geral, intoxicando o organismo; a doença se desenvolve dependendo do tipo de bebida ingerida, das características fisiológicas, do estado emocional e psicológico de cada pessoa. A bebida alcoólica é uma droga psicotrópica ou seja afeta o sistema nervoso central, provocando alterações no comportamento e no organismo, o que pode levar a pessoa a dependência física e/ou psicológica. Cerca de 45% dos casos de alcoolismo, são causados pela depressão; alguns estudos dizem que a dependência do álcool poderá ser transmitida geneticamente.

1-alcoolismo

1. Ação do alcoolismo no organismo

O alcoolismo faz com que o organismo perca nutrientes importantes, como vitaminas, ferro e cálcio; e na maioria dos casos à desnutrição – pois a pessoa quando passa a receber energia do álcool ela dispensa outros alimentos. Além disso o álcool acarreta problemas digestivos, hepáticos, neurológicos, circulatórios, podendo ainda causar alguns tipos de câncer, principalmente de boca e esôfago. O alcoólatra normalmente desenvolve violento comportamento e descuidando de suas responsabilidades sociais, profissionais e familiares.

Prevenção:

– Previna doenças de pele;

2. Largar o vicio

Para largar o alcoolismo a maneira mais eficaz e fundamental é o apoio da família, pois influencia muito; o acompanhamento clínico, onde o tratamento inclui medicações que bloqueiam a sensação de prazer que o álcool proporciona e que reduzem sintomas da síndrome de abstinência. Os programas como o A.A – Alcoólicos Anônimos dão suporte emocional, informativo, psicológico ajudando também na sua reabilitação.

3. Fatores de risco à saúde

Entre os principais fatores de riscos à saúde e do crescimento da mortalidade está o alcoolismo, segundo a OMS. É preocupante o consumo excessivo de álcool, além de aumentar os acidentes no trânsito e da violência, a doença alcoolismo está relacionado com mais de 60 doenças. 1,8 milhão de mortes são causadas pelo consumo abusivo de álcool todo ano, e muitas pesquisas mostram que o consumo do álcool tem sido cada vez mais cedo.

4. Combate ao alcoolismo

Atualmente as iniciativas no Brasil contra o consumo de álcool, está focado na segurança do trânsito. Leis federais como a nº 11705, proíbe o consumo de qualquer quantidade de álcool por motoristas, considerada a mais rígida do mundo. Existe um limite equivalente a uma lata de cerveja, que dá 0,2 grama de álcool por litro do sangue – as penas variam de multas de até 4 mil reais e apreensão do veículo.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *