Home » Seu Lar » Instalar ar condicionado em varanda de apartamento: 5 dicas

Instalar ar condicionado em varanda de apartamento: 5 dicas

Veja as principais dicas para instalação do aparelho de ar condicionado na varanda de seu apartamento para refrescar seu verão.

05/02/2014 07h33m. Atualizado em 07/02/2014 12h47m por:

 

Instalar ar condicionado em varanda de apartamento 001

O verão tem batido recordes de temperatura nos últimos anos não só no Brasil, mas em várias partes ao redor do mundo. E com isso, um dos eletrodomésticos que mais tem sido vendidos nesta época do ano aqui no país é o aparelho de ar condicionado.

Este aparelho é projetado para diminuir a temperatura do ar de um ambiente, deixando o local fresco e mais agradável durante o dia, e também na hora de dormir.

ar condicionado na varanda do apartamento2

O ar condicionado pode ser instalado na varanda do apartamento sem maiores problemas

Modelos de ar condicionado para varanda

Existem basicamente três modelos de ar condicionado a venda no mercado, o modelo compacto, que pode ser utilizado em qualquer ambiente e que não necessita de instalação; o modelo janela, que é instalado em um grande buraco na parede; e também o modelo split, é composto pela unidade condensadora que fica fora do apartamento, e a unidade evaporadora, que fica dentro de casa, e cuja instalação requer uma mão de obra bem menor.

ar condicionado na varanda do apartamento3

O condensador do ar condicionado gera calor, por este motivo deve ficar do lado de fora

Potência do ar escolhido

Ambos os modelos possuem benefícios, e para quem deseja comprar o aparelho de ar condicionado ideal para sua casa é muito importante saber qual seu valor de BPUs, que determina qual a capacidade do aparelho em deixar o ar mais frio.

Além disso, é importante saber quantas pessoas estarão no mesmo cômodo que o ar condicionado, quanta luz do sol entra no quarto ao longo do dia e também a presença de equipamentos eletrônicos no mesmo local. Na dúvida peça auxílio ao vendedor da loja, ou mesmo em uma loja especializada em montagem e instalação de ar condicionado aí na sua região, para uma melhor escolha da condensadora na varanda.

ar condicionado na varanda do apartamento

Ar condicionado na varanda, escondido atrás de um banco

Instalação do ar condicionado na varanda

Em geral, o aparelho de ar condicionado mais utilizado em apartamentos é o modelo split, que garante maior refrigeração ao local, e que pode ser instalado com apenas alguns furos na parede.

Ele é composto por duas partes, a unidade condensadora aonde fica o motor, que fica instalada na varanda, e que é responsável pela refrigeração do apartamento, e a unidade evaporadora, que fica dentro de seu apartamento (na sala ou no quarto), e é por onde o ar frio sai para refrigerar o cômodo.

ar condicionado na varanda

O aparelho fica dentro do quarto

Chame um técnico para instalar

E a instalação deverá ser feita por um técnico especializado, que irá adaptar seu aparelho de forma adequada no apartamento e seguindo todas as normas de segurança necessárias para sua instalação, conforme a demonstração neste vídeo abaixo:

Nota importante

Vale lembrar que antes de instalar o aparelho de ar condicionado em seu apartamento, mesmo que na varanda é necessário entrar em contato com o síndico, para ver quais são as exigências de instalação, e se existe alguma restrição quando ao tipo de modelo utilizado.

Também é importante que o ar condicionado fique conectado em uma tomada própria e sem o uso de extensores (benjamim) para que não haja sobrecarga de tensão nem no aparelho e nem na instalação elétrica de seu apartamento.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *