Home » Seu Lar » Saúde » Como prevenir e tratar a artrose

Como prevenir e tratar a artrose

25/01/2020 09h36m. Atualizado em 25/01/2020 19h32m por:

 

A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afetam as articulações que suportam peso ou as que fazem  movimentos  em excesso, como por exemplo, os quadris, os joelhos ou os pés.

Essa doença esta ligada ao envelhecimento das articulações. Aparece em geral,  a partir dos 40 ou 45 anos. Porém também pode surgir de forma  precoce como  consequência de traumatismos ou problemas congênitos que afetam a articulação.

Por exemplo, a displasia do quadril é uma malformação  congênita
da articulação, este é o fato que predispõe a uma artrose precoce.

Quando ocorre o envelhecimento e a sobrecarga da articulação acaba que a cartilagem se desgasta e acontece uma perda de agilidade e elasticidade. Os principais sintomas da artrose são a dor e a limitação da função articular. A limitação do movimento é  mecânico : as superfícies articulares, em vez estarem protegidas pela cartilagem tornam-se rugosas e atritam-se.         

Como prevenir a artrose?

O surgimento da artrose se deve além da idade, de outros fatores, como é o caso de sobrepeso, existe uma sobrecarga nas articulações, fazendo que aconteça o desgaste. Neste caso é importante  que a alimentação  seja balanceada  e sem excesso de gorduras , para evitar o sobrepeso. A obesidade sempre é acompanhada pela artrose.

Atividade física também é importante, como por exemplo, caminhar , andar de bicicleta ou nadar. As caminhadas realizadas  quando fazemos  compras e olhamos vitrines, não surtem nenhum efeito benéfico.

Uma caminhada efetiva tem de ser continua e com passos firmes , com duração de 20 ou 30 minutos.

Os antiinflamatórios possuem efeitos secundários , em especial os problemas gástricos. Nos casos onde não existe inflamação, o médico  receita  somente um  analgésico que não irá afetar tanto a mucosa gástrica.

De qualquer forma, já existe uma nova geração de anti inflamatórios que inibem a inflamação de forma especifica, sem afetar o estômago. Mas também existem outros tipos de drogas que apontam para melhorar a cartilagem

São drogas aplicadas em artrose menos avançadas, onde a cartilagem ainda esta um pouco preservada.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.