Quando falamos em dormência no braço esquerdo, a primeira coisa que já vem a mente é que estamos prestes a sofrer de infarto, uma complicação cardíaca muito séria e que precisa de tratamento imediato.
Porém, é importante ressaltar que nem sempre a dormência ou formigamento no braço indica infarto, já que este sintoma tem relação com má circulação sanguínea, mas também pode ser relacionada a uma postura errada ao longo do dia. Para entendermos um pouco mais sobre o tema vamos primeiro saber o que é formigamento.
O que é formigamento
O formigamento é uma sensação de comichão e dormência que sentimos na pele, em várias regiões do corpo, dentre elas os braços, as mãos e os pés, e que pode ser causada pela má circulação sanguínea naquela região, ou mesmo quando algum nervo é pressionado por longo tempo.
Ele é classificado como uma parestesia, um termo para classificar nossas sensações cutâneas subjetivas, como a sensação de frio, calor e do formigamento na pele.
Causas do formigamento no braço
Como falamos anteriormente, o formigamento pode ser causado quando um nervo é pressionado ou mesmo pela má circulação do sangue em nosso corpo, e isso pode causar uma dormência momentânea, que geralmente passa quando mudamos o braço ou a perna de posição naquele momento.
Por isso quando aparecerem os sintomas de formigamento pelo corpo é importante ficar atento, principalmente se estes sintomas afetarem um lado do corpo apenas, como braço ou perna direita, que podem ser indicativo de um principio de AVC; ou se a dormência e o formigamento acontecerem no braço esquerdo, e forem acompanhadas de dor e aperto no peito, garganta meio tampada, suor excessivo e náuseas, pode representar o princípio de um infarto, e nestas situações é muito importante correr para um centro médico para evitar maiores problemas de saúde.
A dormência na planta dos pés
A dormência na planta dos pés também pode ser indicativo de diabetes, e caso você tenha histórico na família desta doença, ou apresente alguns sintomas da doença, como urinar muitas vezes ao dia, sede constante, fadiga, perda de peso, dentre outros, é muito importante procurar acompanhamento médico.
Dormência por postura incorreta
Já quando o formigamento acontece em outras regiões do corpo, podem ser indicativos de outros males, dentre eles uma má postura ou até uma lesão de esforço repetitivo – LER, e com isso é importante ficar atento aos sintomas para procurar ajuda de um especialista adequada para iniciar um tratamento.
Evitando o formigamento pelo corpo
Existem algumas formas de evitarmos os sintomas da dormência, principalmente quando ele é causado pela má postura, e por isso separamos algumas dicas abaixo que vão lhes ajudar nesta tarefa:
1. Evite sentar de mal jeito quando estiver trabalhando ou assistindo televisão, e também evite apoiar os cotovelos sobre a mesa, para evitar o aparecimento da dormência nas mãos;
2. Quando estiver fazendo atividades que exijam muita movimentação dos pulsos, como digitar, lavar roupas ou andar de moto, tente mantê-los em uma posição confortável, para evitar o aparecimento da síndrome do túnel do carpo, uma LER que afeta os movimentos e que pode causar dores no local;
3. Ao deitar, procure sempre uma posição confortável para coluna e também para os braços, e com isso sua circulação sanguínea não será prejudicada, e você não correrá o risco de comprimir os nervos da região da medula espinhal, que podem causar dormência e formigamento ao longo do dia.
E lembrem-se de procurar ajuda médica para saber ao certo o que está causando a dormência em seu corpo, e assim vocês terão uma vida muito mais saudável.