
Algumas pesquisas apontam que a hidroginástica tem atraído muitas pessoas de diferentes faixas etárias, deixou de ser uma atividade somente da terceira idade. Agora vem dando espaço a uma turma cada vez mais jovem, a geração saúde.
Acontece que devido ao baixo impacto que os exercícios favorecem, atua nas articulações, agrada a quem pratica e é menos cansativo que vários esportes.
Em clubes tem exercícios na piscina e funciona como atrativo, e em geral são feitos em grupos o que torna muito divertido, e as vezes com musica. A aula de hidroginástica tem duração de 45 minutos a 1 hora, são realizadas com ou sem aparelhos.

A hidroginástica começou a existir no Brasil nos anos 80, com intuito de reabilitar pessoas, hoje esse exercício proporciona muitos benefícios, aumenta a resistência muscular , favorece o emagrecimento , auxilia na capacidade cardiorrespiratória, contribui para circulação sanguínea, também eleva a autoestima em relação ao corpo e melhora a flexibilidade.
A temperatura da água pode ser fria ou quente dependendo da ocasião. A agua quente atua sobre as áreas do corpo, e relaxa as fibras musculares, melhora a vasodilatação. Com a agua fria, atua como analgésico, e acaba com edemas e hematomas.
A hidroginástica também é recomendada para quem tem problemas pulmonares , pois abre os brônquios e fortalece a musculatura torácica.
Enfim a hidroginástica é uma atividade completa para quem quer deixar o sedentarismo, e também ajuda a fugir do estresse do dia a dia, lembrando que toda atividade física deve ter acompanhamento de um profissional.
*Fotos ilustrativas da internet