Home » Seu Lar » Saúde » Quais sintomas da dengue, zika e chikungunya

Quais sintomas da dengue, zika e chikungunya

22/12/2019 07h50m. Atualizado em 26/12/2019 23h00m por:

 

Moramos num pais tropical e em épocas como o verão temos que ficar alertas com nosso inimigo mosquito Aedes aegypti, e ter a consciência de fazer de tudo para mante-los longe.

Os sintomas da dengue, zika e chikungunya são muito parecidos o que muda é a intensidade dos sintomas que aparecem.

A dengue comum tem como principal sintoma a febre acima de 38 graus que persiste por mais de 5 dias, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, cansaço , dores fortes  nos músculos , falta de apetite  e manchas verme-
lhas na pele.

A dengue hemorrágica é a mais perigosa, podendo levar o paciente à óbito. Provoca  sangramento na boca nas gengivas e nariz , causa dificuldade de respiração e fortes dores  abdominais , confusão  mental , boca  seca  e sede
constante.

Com a chikungunya  os sintomas  são  bem parecidos com os da dengue comum provoca náuseas e inchaço nas articulações, mas a intensidade as dores musculares são mais fortes, inclusive nas mãos e nos pés.

Já com a zika virus a febre é mais baixa, as vezes nem aparece, existe manchas avermelhadas pelo corpo, e coceira com inchaço nas articulações. Muito temida pelas grávidas , o zika virus afeta o feto causando microcefalia.

Em todas essas doenças deve-se ingerir bastante liquido como água,  sucos e chás. Se for tomar soro hidratante prefira os industrializados pois é preparado de forma ideal para esses tipos de casos.

Procure o médico em caso de dúvidas e não tome nenhum remédio sem orientação para não agravar o caso.

Mais ainda a melhor forma para combater tudo isso ainda é a prevenção, limpe com frequência calhas e ralos , deixe caixas de agua sempre com tampas, evite deixar jogados pneus velhos, garrafas e recipientes que possam acumular agua parada,  faça furos  em vasos  de plantas . Tudo que for feito para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente das doenças vale muito a pena.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.