Dentro da parte interna do ouvido existe uma parte chamada de labirinto, ele coordena nosso equilíbrio e audição , quando ocorre um distúrbio ou um quadro viral no labirinto, essa infecção chamamos labirintite.
Quando a pessoa está com labirintite, sente náuseas e vômitos e em seguida tontura, algumas vezes o doente chega a cair, pois é como se tudo em volta girasse em torno dela.
É normal sentir tontura as vezes , devido a luz do sol embaça os cristais dentro da retina, mas não é sinal de labirintite, somente é uma confusão no labirinto.
Normalmente as pessoas que são acometidas com esse problema tem mais de 40 anos e alguns fatores também influenciam , como diabetes, ácido úrico, otites , tabagismo, hipoglicemia e uso inadequado de certos medicamentos e etc.
As crises podem ter a duração de alguns minutos, e até dias, ou meses dependendo da intensidade do problema. É necessário evitar açúcar e doces, farinha de trigo ou farinhas brancas, refrigerantes, café, biscoitos ou produtos industrializados.
Alguns cuidados ajudam na prevenção da doença:
_Tomar bastante liquido, principalmente água;
_ Não fumar;
_ Praticar atividades físicas;
_ Não tomar bebidas gaseificadas;
_ Ter uma alimentação saudável;
_ Fazer um controle de glicemia, colesterol e TRIGLICÉRIDES.
Alguns métodos naturais ajudam a combater os sintomas:
_ Ginko biloba
_ Mel
_ Abacaxi, maçãs e peras
_ Chá de erva doce, cravos e alecrim
Mas quanto ao Ginko Biloba deve ser receitado e orientado por um médico