Aprenda sobre os sintomas, tratamento e prevenção da Rubéola. Aparecem como pequenas lesões avermelhadas, parecidas com as do sarampo, que geralmente começam na face e, depois, se espalham pelo corpo todo. O vírus da rubéola é transmitido pelas gotículas de saliva eliminadas quando o portador do vírus ou da doença fala, tosse ou espirra.
Não necessariamente essa pessoa fica doente e manifesta os sintomas da rubéola: febre, dor nas articulações, erupção cutânea e aumento de gânglios. Alguns sintomas iniciais podem ser confundidos com os sintomas da gripe comum, como febre e dor, porém fique atento e procure um médico.
A vacina contra a rubéola faz parte do calendário oficial de vacinação e proporciona uma proteção eficaz contra a doença.
A primeira dose deve ser ministrada às crianças no primeiro ano de vida. Os adultos, especialmente as mulheres, que ainda não entraram em contato com o vírus também devem tomar uma dose.
O vírus da rubéola tem a capacidade de provocar alterações nos tecidos em formação. Quanto mais cedo a gestante for infectada, maior será o dano para a criança.
Conseqüências da Rubeola
Segundo a especialista, em geral, o vírus da rubéola tem predileção por tecidos do sistema nervoso e cardíacos, mas pode provocar também alterações ósseas.
A moleira da criança, que deveria se fechar com o tempo, permanece aberta e podem ficar abertos também os dutos do coração. A preferência do vírus da Rubeola pelo tecido nervoso também pode causar catarata, cegueira e microfilmai, problema no cérebro que pode causar ainda retardo mental. A microfilmai é um tipo de malformação dos olhos, que não crescem. São globos oculares pouco desenvolvidos, que não preenchem a fossa ocular.
a rubeola é muito mais grave do que eu imaginava…
cresci, ouvindo e vendo as pessoas confudirem uma alergia qualquer com rubeola…