Home » Seu Lar » Receitas » História do panetone e receita

História do panetone e receita

31/12/2019 08h30m. Atualizado em 29/12/2019 20h51m por:

 

Famoso pão com recheio de frutas ou chocolate, receita muito usada como principal iguaria do natal, o panetone vem evoluindo ao passar dos anos temos além do panetone tradicional , os chocotone, os trufados, na versão salgada e também com goiabada.

Não se sabe com total certeza a história do panetone mais  conta a lenda que um  padeiro italiano, chamado Toni, interessado na filha do patrão acrescentou na massa de pão, açúcar, frutas secas, ovos e passas, misturando a incrível arte de fazer pães, ele obteve uma massa suave e
doce. O resultado agradou tanto que resolveram dar o nome de seu criador , Pani-de-Toni, e sucessivamente veio o nome Panetone.

Receita de Panetone:
Ingredientes:
1 kilo de farinha de trigo
100 gr de fermento fresco
400 ml de água
4 colheres de leite em pó
3 gemas de ovo
200 gr de margarina
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de sal
3 colheres de essência de Panetone
1 xícara de emulsificante
350 gr de frutas cristalizadas e 100 gr de uvas passas
Se preferir mude as frutas por gotas de chocolate que possa ir ao forno.


Modo de preparo:
Em primeiro lugar faça uma esponja com 200 ml de agua, fermento, o sal e 6 colheres de farinha.

Enquanto a esponja cresce coloque as frutas secas de molho em um pouco de agua para umedecerem um pouco

Depois do fermento ter dobrado de volume comece colocando as gemas , o leite em pó, o açúcar, a margarina, e vá colocando farinha e água aos poucos, mexendo com uma colher, em seguida coloque a essência , o emulsificante e coloque a massa em uma bancada e vá acrescentando o
restante da farinha, não se preocupe porque a massa é um pouco mole, faça movimentos de empurrar a massa com os dedos e puxar com as mãos, se ficar muito difícil mexer com a massa passe um pouco de óleo na bancada e use uma espátula e deixe a massa descansar por uma hora.

Quando a massa dobrar de volume escorra as frutas e acrescente junto a massa, divida em quatro partes iguais e coloque em formas de papel próprias para panetone, deixe crescer por mais uma hora e leve ao forno 180 graus para assar. Se preferir coloque as formas de panetone todas em uma forma de alumínio.

Quando estiverem bem dourados retire do forno, espete um palito de churrasco e ponha para esfriar de cabeça para baixo para de eles não murchem.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.